Vamos a Tribunal

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Até quando?

Todos os dias somos abordados com notícias desagradáveis, principalmente com os aumentos em tudo, menos nos salários claro. Quando é que vamos sair desta crise? Será que existe alguém que possa dar uma resposta sensata?

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Será a despedida???

Durante alguns meses utilizamos este espaço para relatarmos as nossas opiniões sobre a actualidade que nos rodeia e claro comentarmos os textos dos nossos colegas (por vezes comentários que se podiam evitar, mas....), agora será que tudo isto vai acabar. Este blog foi construído com o intuito de inovar na forma de avaliação a uma cadeira do nosso curso (Direito da Comunicação), de início o interesse era só esse, passar à cadeira, mas agora a coisa mudou de figura. As notas saem amanhã e ainda não sabemos o que nos espera, mas o que posso dizer é que escrever no blog deixou de ser uma obrigação e passou a ser alguma coisa que me fascina, poder dizer aos outros o que penso de uma forma nenos habitual é muito giro.
Resta saber se os blogs vão acabar ou não...
Quem vai continuar a escrever e a manter vivo este espirito? Eis a questão.......

Azeite inviolável....

Existem leis que não aceitamos e contestamos e existem outras para as quais muitas vezes não damos a devida importancia, mas que lá no fundo só nos beneficiam. É o caso da nova lei que entrou agora em vigor e que obriga à utilização de embalagens invioláveis para servir o produto (azeite) nos restaurantes.
Pode parecer uma coisa insignificante para alguns, mas se pensarem bem é muito mais seguro para todos nós.

terça-feira, janeiro 10, 2006

Morte no Dakar


A nona etapa do Lisboa-Dakar ficou marcada pela morte de um motard australiano, Andy Caldecott.
O piloto australiano, que esteve para não competir nesta edição do rali, foi chamado à última hora pela marca, venceu a terceira etapa e estava empenhado em ajudar a equipa a alcançar uma boa classificação. Caiu ao quilómetro 250, não sobreviveu à queda.
Andy Caldecott, de 41 anos, participava pela terceira vez no Dakar. Caldecott foi convidado pela KTM-Repsol para substituir Jordi Duran. Era um dos melhores pilotos australianos e terminou a sua carreira de forma trágica.
Andy Caldecott foi a 42.ª vítima mortal nas 28 edições do Dakar. No ano passado dois motards também perderam a vida o espanhol José Manuel Perez e o italiano Fabrizio Meoni. O fundador e organizador da competição, Thierry Sabine, faleceu durante a edição de 1986, após o helicóptero em que seguia se ter despenhado.

Novo DN - Mais informação

Para além da informação que os jornais nos transmitem a sua imagem também é bastante importante para o público. Um jornal atractivo, muitas vezes, independentemente das suas notícias e da maneira como trata a informação, é muito mais chamativo para o leitor.
Foi o que aconteceu com o Diário de Notícias que, apareceu ontem nas bancas com um novo formato, novo grafismo e novo preço, claro.
O DN conta agora com novos suplementos e uma nova revista que sairá todas a sextas feiras.
Outras reformulações serão feitas não só no, já existente, Notícias Magazine, mas também no site do próprio jornal.
O mercado cresce e desenvolve-se daí a necessidade de evoluir e modernizar.
O Diário de Notícias é agora um jornal muito mais interessante e que pretende estreitar a relação entre o jornal e os seus leitores, acentuar a vertente de utilidade para quem compra o DN, fazer crescer o jornal em vendas e circulação e promover o regresso deste título ao estatuto de “melhor jornal português”.
Vamos ver se resulta......

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Excesso de informação

Todos os dias somos bombardeados com notícias de todos os lados, ora nos jornais, na televisão, na rádio e mais recentemente na internet. O problema é que muitas vezes as notícias não interessam "nem ao menino Jesus". Um grupo de jovens roubou a capoeira de uma vizinha ou Pai e filho acertam contas num café da aldeia e por ai fora, são exemplos de notícias que podemos, principalmente ler, em alguns jornais.
É claro que é muito importante estarmos informados daquilo que passa à nossa volta, mas por vezes o excesso de informação de que dispomos sufoca-nos.
Podemos ver o caso da internet onde todos os dias chegam aos endereços de e-mail novas mensagens que entopem as nossas caixas de correiro e às quais não damos a miníma importancia.
Agora temos o caso das presidenciais. Não se fala noutra coisa em todo o lado que das próximas eleições ou dos candidatos. No caso dos debates, acho bastante importante que cada candidadto exprima as suas ideias e projectos, mas as reportagens sobre a sua vida pessoal acho totalmente desnecessário. O povo precisa avaliar as competências de cada um e os seus projectos e não o que fazem nos tempos livres ou em casa com a familia, isso só diz respeito aos próprios candidatos.
Há a necessidade, na minha opinião, de rever e avaliar aquilo que se transmite ao público.

O importante não é a quantidade, mas a qualidade.

Terra ou Marte, luta de gigantes....

"Os cientistas estão preocupados com o risco da contaminação de Marte com bactérias terrestres, transportadas pelas naves espaciais". Isto só pode ser para rir.
Os nossos cientistas estão preocupados com Marte e com a Terra quem é que se preocupa. Pois, ninguém. O nosso planeta está cada vez mais poluído, cada vez com mais problemas e os senhores cientistas falam da preocupação com bactérias que levamos para Marte. Por favor tenham atenção e definam as suas prioridades.
"O perigo é que a potencial contaminação de Marte com micróbios poderá ameaçar eventuais descobertas científicas. Por exemplo, não queremos que esses organismos eliminem as provas de existência de vida". Muito bem, e nós por cá não queremos que esses micróbios ameaçem as nossas vidas e a nossa existência. Ou a suposta existência de vida em Marte é mais importante que a sobrevivênvia dos habitantes da Terra onde se incluem os cientistas claro. A não ser que sejam marcianos, o que acho pouco provável.

Falha de comunicação ou falha de competência?

Ocorre uma explosão numa mina de carvão nos Estados Unidos e deixa 13 pessoas subterradas. Muito grave.
Através de uma "falha de comunicaçao" é espalhada a notícia de que que doze estavam vivos, e alguns jornais chegaram mesmo a imprimir a notícia nas suas primeiras páginas. Mas afinal, só um sobreviveu. Muitissímo grave.

Como é que é possivel, numa situação como esta não haver o minímo cuidado nas informações transmitidas. É uma falta de respeito para com as famílias das vitímas e para as próprias vitímas do acidente. A comunicação social tem o dever de informar os cidadãos, mas deve faze-lo com base em informações confirmadas e não apoiada em meras suposições e no "ouvi dizer".
Vamos tomar este caso como um exemplo e tentar de futuro não cometer os mesmos erros.

terça-feira, janeiro 03, 2006

Uma luta para todos


É uma realidade à qual já nos habituámos, mas para a qual pouca gente trabalha a fim de a tentar minimizar.
Em todo o mundo milhões de pessoas morrem todos os dias com fome, frio ou vitimas de doenças.
Contudo, existe sempre alguém que tenta ajudar e por isso se destaca de todoas as outras.
Bono, o famoso vocalista dos U2 foi eleito figura do ano pela sua luta a fim de chamar a atenção do mundo para o combate à pobreza. A organização do Live 8, o facto de ter conseguido convencer os chefes de estado dos G-8 a doar 50 mil milhões de dólares para ajuda humanitária além dos milhões de pessoas que consegue atrair para os seus concertos tornaram Bono numa figura de referência.
A sua dedicação levou o cantor a uma nomeação para o Prémio Nobel da Paz.

Bono já marcou pontos, agora cabe a cada um lançar os dados e fazer a diferença.......

3, 2, 1... Feliz Ano Novo

2005 já lá vai e um novo ano começa agora.
2006 traz consigo muitas coisas positivas, mas carrega nas costas muitas lembranças pesadas.
Ninguém esquece a seca que se abateu sobre Portugal (para não falar da crise), os atentados terroristas em Londres, a revolta nos subúrbios de Paris, a devastação que o furacão Katrina provocou nos EUA, a morte do Papa João Paulo II, entre outros acontecimentos que marcaram o ano do qual nos despedimos.
Agora com 2006 começa uma nova caminhada que, esperamos mais positiva.
E na hora de pedir os desejos para o novo ano espero que não se tenham esquecido de guardar uma passa para a taça...
Bom ano para todos!!!!!!!!!!!!!

Atenção....ele pode estar aí!!!


É claro que já todos sabem que o Monóxido de Carbono é perigoso, mas nunca é demais relembrar.
"Não se vê. Não se cheira. Não se ouve. Mas mata."

Vale apena tomar atenção e gritar à morte, NÃO!!!

"De pequenino é que se torce o pepino"


O cinema português sempre ficou muito aquém das espectativas dos portugueses e da critica, mas a maré está a mudar.
Ao longo dos anos temos assistido a um crescimento e a uma melhoria de qualidade desta arte na qual ainda somos crianças.
De uma forma ou de outra existem sempre aqueles que se destacam. Com mais ou menos 300 mil espectadores até agora, o filme de Carlos Coelho da Silva é um exemplo de que o cinema português é uma aposta ganha. "O Crime do Padre Amaro" é um sucesso de bilheteira e a prova que por cá se trabalha para crescer e fazer sempre mais e melhor.
Para quem ainda não viu aqui fica o conselho - assistam porque vale apena.